domingo, 6 de maio de 2012

Projeto contribui para redução de analfabetismo de jovens e adultos

Projeto contribui para redução de analfabetismo de jovens e adultos


Projeto Mova Brasil é desenvolvido pela Petrobras desde o ano de 2003 em vários Estados
 

O Projeto Mova Brasil, que tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil entre jovens e adultos, está realizando as aulas inaugurais das turmas da 4ª etapa do projeto. O projeto é desenvolvido desde 2003, pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento e Cidadania, pelo Instituto Paulo Freire e a Federação Única dos Petroleiros (FUP). A formação ocorre em ciclos, segundo o método do educador Paulo Freire, com base nas experiências e percepções dos educandos, a partir das quais se identifica a realidade em que estão inseridos, através da formação de turmas de educação para jovens e adultos (EJA) nos municípios participantes.
Neste ano, as turmas no Rio Grande do Norte devem reunir cerca de 4.500 educandos, divididos em 180 turmas nos núcleos de Natal, São Gonçalo, Macau, Alto do Rodrigues, Assu, Mossoró, Campo Grande e Apodi. As aulas inaugurais das turmas deste ciclo serão realizadas até o próximo dia cinco de maio. A formação terá duração de aproximadamente nove meses.




ÍNDICES
Mais de 440 mil potiguares com idade acima de 15 anos não sabem ler ou escrever no Rio Grande do Norte. O número equivale a 18,5% da população do estado, de acordo com dados do Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se comparados os índices, o número ainda é quase o dobro da média geral do país que gira em torno dos 9,6%. Entretanto, o Estado já registra avanços nos últimos 10 anos, período no qual a taxa de analfabetismo entre pessoas acima de dez anos de idade foi reduzida em 26,5%.
O investimento da Petrobras previsto para o período de 2007 a 2012, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, é da ordem de R$ 1,2 bilhão com foco em projetos que promovam desenvolvimento com igualdade de oportunidades e a valorização das potencialidades locais. O programa tem a meta de atender 4 milhões de pessoas diretamente e outros 14 milhões indiretamente em todo o país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário